Por mais que um vendedor tenha um discurso afiado, sem organização é muito difícil alcançar – ou quem dirá – bater metas. Além de saber negociar, um vendedor precisa adotar ferramentas que ajudam a organizar seu processo de vendas.
Por outro lado, devido à correria na rotina, os profissionais da área de vendas acabam perdendo negócios e inúmeras oportunidades. Sendo assim, organizar processos é fundamental para realizar uma venda bem-sucedida.
Um processo de vendas é uma maneira de orientar todos os passos da sua equipe para garantir que ela desempenhe suas atividades com mais facilidade em menos tempo e com mais resultados.
Aaron Ross, o guru das vendas e autor do livro Predictable Revenue, conseguiu gerar em apenas alguns anos cerca de R$ 100 milhões em receitas extras para a Salesforce. Tudo graças à organização de seus processos de vendas.
“Um processo ruim é melhor que nenhum processo, porque você pode melhorar algo que existe, mas não o que não existe.”
Aaron Ross
Uma das etapas cruciais no processo de vendas é a do gerenciamento de pedidos. Pode-se dizer que a forma com que o vendedor e a empresa conduzem a gestão de pedidos determina o sucesso ou fracasso de uma negociação.
Isso porque a gestão de pedidos pode travar vendas, atrasar entregas e, lá na frente, decepcionar ou frustrar clientes que, consequentemente, têm grandes chances de não voltarem a comprar em sua empresa novamente.
Então antes de continuar, pergunte-se: que nota eu dou para a gestão dos meus pedidos?
Um processo comercial bem organizado também passa pela adoção de ferramentas que garantem mais agilidade e eficiência em todas as etapas de uma venda, mas principalmente durante o gerenciamento de pedidos.
Uma boa maneira de começar a organizar seus processos de venda é realizando um diagnóstico da sua área comercial.
Se eu te disser que com isso a sua lucratividade pode aumentar várias vezes?
Mas não é só esse benefício de um processo de vendas bem estruturado. Reunimos outros motivos para te convencer sobre a importância da organização dos processos de vendas.

As 9 vantagens de ter um processo de vendas organizado:
1 – Erre menos
Redução de falhas durante execução das atividades, uma vez que os escopos já foram definidos.
2 – Otimize o tempo
Menos desperdício de tempo, já que cada integrante da equipe sabe o que, quando e como desempenhar cada atividade.
3 – Aperfeiçoe a gestão
Com informações relevantes é mais fácil fazer a gestão da equipe e das etapas de uma negociação.
4 – Produza mais
É inquestionável que um processo de vendas organizado ajuda a aumentar a produtividade da sua equipe de vendas.
5 – Entenda os clientes
Entendimento mais amplo sobre o perfil dos clientes e prospects e do que seu produto/serviço é capaz de entregar a eles.
6 – Supere as metas
Quando um vendedor possui informações organizadas, tem mais condições de negociar de forma inteligente para bater as metas.
7 – Melhore o pós-venda
Contribui para o follow up, já que um vendedor bem organizado é mais pontual e vai recordar quando deve retornar ao cliente.
8 – Alinhe as expectativas
Organizando o processo é natural os gestores definirem resultados esperados e indicadores de produtividade e performance.
9 – Motive sua equipe
A organização de vendas também tem a ver com reconhecer o desempenho das pessoas. E reconhecimento no trabalho traz motivação e resultados.
Mas compreenda uma coisa importante: o efeito de todas essas vantagens só será positivo quando a empresa compreender que os processos de vendas precisam envolver todos os personagens da equipe de vendas.
Criar processos de vendas objetivos e concisos é fundamental para que a venda aconteça. Eles são responsáveis pelo desenvolvimento de um time de alto desempenho e pela eficácia no relacionamento dos clientes.
Com o processo estruturado e implantado, você também vai identificar com mais facilidade os pontos de melhoria. E o treinamento de novos vendedores deixará de ser tão subjetivo e complexo.
Acho que deu para entender um pouco melhor como organizar um processo de vendas pode transformar suas vendas e motivar sua equipe.
E agora, que tal colocar tirar as ideias do papel e começar a organizar seus processos de vendas? Comece agora, garanto que todo esforço vai valer a pena!