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Domain Authority: O que é e Como Influencia o Posicionamento do seu Site

Todos os profissionais que trabalham com SEO precisam conhecer o termo domain authority (autoridade de domínio). 

Ele é uma métrica muito importante que influencia no posicionamento das suas páginas nos mecanismos de busca. 

Quer saber mais informações sobre o tema? 

Neste artigo, vamos abordar os principais detalhes sobre o Domain Authority.

  • O que é Domain Authority?
  • Por que o Domain Authority é importante?
  • Como descobrir o Domain Authority?
  • Como aumentar o Domain Authority?

Continue lendo este artigo e tire todas as suas dúvidas! 

O que é Domain Authority? 

O Domain Authority, conhecido também como autoridade de um domínio, é uma métrica que mostra como está a reputação de uma página se comparada com outros domínios (websites). 

Para definir o valor da métrica é utilizado alguns dados como número de links externos que o site possui, quantidade de visitas e visitantes, conversões, tempo de permanência que o usuário ficou nas páginas, entre outros. 

A autoridade de domínio pode ser acompanhada por meio do aplicativo MozBar, que foi o responsável por desenvolver essa métrica. 

Grande parte dos projetos de SEO usam a autoridade de domínio para avaliar a qualidade de sua página. 

Isso porque a ferramenta tem características semelhantes ao do Google, pois usa fatores que são levados em consideração pelo maior buscador de pesquisas do mundo. 

Na prática, quanto maior for essa métrica, melhor será o seu posicionamento no Google. O seu número varia de 0 a 100. 

Em um primeiro momento, a métrica de autoridade de domínio é bem simples. No entanto, conquistar bons resultados é mais complicado do que parece. 

Afinal, você deve ter uma página com ótimos conteúdos para a sua persona e sites de qualidade que citam o seu blog em formato de links. 

Os outros sites que estão disponíveis na internet conseguem acompanhar a autoridade de domínio da sua página. 

Essa exposição só traz pontos positivos, pois as outras páginas podem dar preferência para o seu conteúdo, caso ele tenha uma boa reputação. 

Por que o Domain Authority é importante? 

A autoridade de domínio é fundamental para o sucesso de qualquer site. Ela serve para completar uma estratégia de otimização do mecanismo de busca. 

O Domain Authority se adaptou ao algoritmo do Google e essa mudança fez com que os sites com bons resultados melhorassem o posicionamento da página nas SERPs. 

O Google defende a ideia de que os sites com alta autoridade de domínio tem conteúdos de qualidade para oferecer ao público no momento em que ele mais precisa daquela informação. 

O Domain Authority incentiva o uso de links de qualidade e quantidade. É fundamental deixar claro que a linkagem interna também impacta nos resultados dessa métrica. 

Por isso, um projeto de SEO não deve apostar somente em palavras – chave, conteúdo relevante e escaneabilidade. 

A quantidade e a qualidade de links que são recebidos por outras páginas é essencial para o crescimento do seu portal. 

Como descobrir o Domain Authority? 

Agora que você já sabe o que é Domain Authority, porque ele é importante e como ele funciona, que tal descobrir o número da sua página? 

Você não precisa ser especialista em SEO ou em dados para ter acesso a essa informação. Basta utilizar o aplicativo gratuito que é denominado de MozBar. 

Esse aplicativo também mostra qual é a probabilidade da sua página aparecer em pesquisas para palavras-chave específicas. 

Palavras-chaves são sentenças que um internauta utiliza para pesquisar sobre um determinado conteúdo na internet. 

Para que um artigo seja relevante para a sua audiência, é fundamental adicionar essas palavras dentro do conteúdo. Dessa forma, o Google considera que a resposta que o usuário procura está justamente naquela página. 

No mercado, você encontra mais ferramentas que ajudam a pesquisar outros termos que são ideais para o seu artigo. 

Dentre as mais comuns, encontra-se a Keyword Explorer ou a SEMrush. Elas têm acessos gratuitos, mas os planos pagos proporcionam recursos completos para os usuários. 

O relatório dessas ferramentas ainda mostra quais são os indicadores de autoridade, que são denominados de PA (Page Authority, em português: Autoridade de Página) e DA (Domain Authority, em português: Autoridade de Domínio). 

Nunca é demais lembrar que o PA analisa somente uma página, e não todo o site como ocorre com o DA. 

Como aumentar o Domain Authority? 

Existem algumas estratégias que ajudam a melhorar a autoridade de domínio do seu site. Conheça abaixo cada uma. 

Configure o SEO Onpage

O primeiro passo é analisar o SEO Onpage. É fundamental que as técnicas estejam aplicadas corretamente em sua página. 

Você deve investir em Urls amigáveis, alt nas imagens, trabalhar a meta description, usar o Sitemap.XML, semântica do HTML e outros itens que são essenciais em qualquer projeto de SEO. 

Se você não tem conhecimento avançado sobre esses temas, recomendamos fazer um curso específico sobre o assunto ou investir na contratação de uma agência especializada. 

Invista no Marketing de Conteúdo 

Outra dica interessante é apostar no Marketing de Conteúdo. Ele é essencial para todos os segmentos que trabalham com a internet. O uso de um blog é sempre a primeira alternativa. 

A qualidade do conteúdo e os testes podem influenciar nos resultados das suas páginas. 

Se tratando de conteúdo em texto, é primordial que você aprenda como criar um artigo que gere valor para a sua audiência.

Veja que tipo de conteúdo seus concorrentes estão produzindo, avalie o tamanho dos artigos, nível de profundidade do conteúdo, uso de elementos gráfico como de imagens, vídeos e infográficos, além da estrutura do conteúdo é claro.

Feito isso, monitore a qualidade de seus conteúdos, tempo de permanência na página e taxa de rejeição nas suas páginas. E aprimore seus conteúdos e teste novas estratégias.

Alguns ajustes e um trabalho consistente em Marketing de Conteúdo e SEO vão trazer resultados incríveis para o seu negócio. 

Use o Socia Frendly ao seu favor 

Você deve deixar a sua página Socia Frendly, ou seja: compartilhável para outras redes sociais. 

Se você tem um conteúdo relevante, provavelmente, o usuário terá interesse em publicá-lo em outras páginas. 

Portanto, instale os botões de compartilhamento porque eles são ótimos calls to actions para a sua página. 

Para isso, recomendamos que você faça a configuração das metatags do Opengraph e Twittercard.

Lembre-se de posicionar os botões em locais estratégicos do site para que os usuários compartilhem o conteúdo com outras pessoas. 

Faça linkagem interna

Sem dúvidas, a linkagem interna é uma das dicas mais importantes para melhorar os resultados da sua autoridade de domínio. 

Se você tem uma uma linkagem interna de qualidade, você espalha a autoridade de outros links (Page Authority) e ainda consegue otimizar o da página em questão. 

Crie uma estratégia de link building

O link building também é fundamental para o sucesso de qualquer projeto de SEO. Porém, o Google tem cada vez mais monitorado a qualidade da estratégia. 

O mais indicado é ter links que sejam relevantes e que tenham relação com o seu mercado e a persona. 

Há algumas técnicas que ajudam a trazer mais links de qualidades para o seu blog. 

  • Faça guest posts;
  • Publique comentários em sites, blogs e fóruns importantes;
  • Crie conteúdos relevantes para atrair links de qualidade;
  • Compartilhe o conteúdo nas redes sociais. 

Você também pode remover os links que são considerados ofensivos para o seu site. Para isso, utilize a ferramenta do Google, a Disavow Links Tools. 

O domain authority da sua página não aumentará da noite para o dia.

Você deve ter paciência para conseguir algumas mudanças em sua página assim como ocorre com o SEO e o Marketing Digital. 

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